
Neste domingo de Páscoa (24/3) aproveitei para atender um pedido feito já há alguns dias pela Greicy e resolvi preparar um salmão. Como teríamos convidados em casa, comprei um salmão inteiro. Dele tirei os dois filés inteiros (o resto usei pra preparar um belo fundo de peixe, que em uma próxima ocasião darei mais detalhes) para preparar no forno. Até aí, sem muito mistério. É possível comprar os filés já cortados. Gosto, no entanto, de fazer isso eu mesmo - por ser mais barato e por resultar num domínio maior sobre o corte em si e a limpeza de toda e qualquer espinha. Para os que desejarem, posso passar algumas dicas de como extrair os filés com um mínimo de perda de carne (escrevam-me!).
Utilizei uma fôrma refratária para assar os filés. Coloquei-os lado a lado, com o couro para baixo. Fiz, ainda, uma 'cama' com rodelas de cenoura para colocar no fundo da fôrma. Adicionei um pouco de cerveja (o suficiente para cobrir o fundo) evitando, assim, que a carne do salmão secasse demais. Temperei os filés com uma mistura feita de sal, pimenta rosa, pimenta branca em pó e tomilho, e cobri com papel alumínio.
Depois de alguns minutos no forno, retirei o papel alumínio, para que a carne ficasse com aquele laranja bonito, típico do salmão. Enquanto isso, preparei o molho que iria colocar por cima: misturei o requeijão com um pouco de nata e algumas alcaparras esmagadas. Deixei o molho cozinhar por um tempo e, por fim, cobri o salmão com ele.
Servi o salmão com arroz branco e farofa com bacon. Ah! Acompanhados, também, por uma ótima salada verde que a Greicy preparou.
A idéia era fazer alguma coisa diferente daquele tradicional 'largar de alcaparras' sobre o salmão (seco por assar no forno) já pronto. Espero que tenham gostado... :)
Até a próxima! Um grande abraço!
Um comentário:
Estava simplesmente DIVINO!!!
Beijoo
Postar um comentário