segunda-feira, 9 de junho de 2008

Violento Mocotó no Naval


Sábado passado (07/6), fui ao Mercado Público de Porto Alegre comprar alguns ingredientes, como faço costumeiramente. Além de pagar menos, a maioria dos produtos tem qualidade muito superior à das grandes redes de supermercado. Quando estava prestes a deixar o mercado, cheio de sacolas de compra, caiu uma senhora chuvarada. Como estava com fome e sem a menor vontade de me molhar, resolvi almoçar por ali mesmo. O Gambrinus, que é ótimo, tinha fila de espera e acabou descartado como opção.

Eis que vi aquele clássico quadro negro escrito com giz que me chamava para experimentar o "Violento Mocotó" do Bar Naval. Já fui diversas vezes ao Naval - sempre para tomar aquele ótimo chope (muito bem tirado) acompanhado de bolinho de carne e/ou bacalhau - mas nunca tinha tido a oportunidade de provar o mocotó.

O Bar Chopp Naval, com seus 101 anos de idade e sua peculiar e original decoração de boteco é, por si só, uma atração a parte no Mercado Público. Lá pode-se ter a chance de ser atendido pelo Paulo Naval, garçom desde 1957, que chegou lá como Darcy.

De tão identificado com o trabalho, tomou o nome do botequim como sobrenome - e trocou Darcy por Paulo (designação santa que havia sido escolhida no seu batismo).

Alguns segundos de espera e o chope já estava sobre a bolacha, em minha frente (no Naval ainda se contam os chopes pela quantidade de bolachas que ficam na mesa).

Mais alguns minutos e o prato de mocotó chegou. O dito cujo cumpre o que promete: é realmente violento. Muito bem feito, bem temperado, com ingredientes de ótima qualidade, vem com pedacinhos de ovo cozido e tempero verde e é acompanhado por um pão 'cacetinho'.
Recomendo experimentar - tanto com os bolinhos, quanto com o mocotó - aquele molho de pimenta que fica sobre a mesa e que, segundo meu amigo Marshal, deve estar lá desde a fundação do Mercado Público. Vale a pena!
Tomei mais um chope e terminei meu prato de mocotó curtindo cada colherada. A função do pãozinho, efetivamente, é usá-lo para 'lamber' o prato e não perder nada do caldo!
A fatura não é barata, diga-se de passagem (R$ 20,00 pelos dois chopes e um prato de mocotó), mas vale a experiência, com toda a certeza.

Bar Chopp Naval
Bancas 91 e 93
Mercado Público de Porto Alegre
Fone: 51 3286.3423


Um comentário:

Paulo disse...

Caro amigo... Você não precisa sair de casa para saborear o melhor Mocotó de Porto Alegre. No bairro Petrópolis, existe um MOCOTÓ CASEIRO feito pela Lia, que é simplesmente FANTÁSTICO. Ele vem acondicionado em porções de 700g, equivalente a dois pratos cheios. Acompanha temperinho verde, azeitona e ovo picados, bem como a tradicional pimentinha. Ela tem tele-entrega. Eu recomendo experimentar. Contato: Lia - (51)99981798.
Abraço...
Paulo.

Google