terça-feira, 21 de setembro de 2010

Moqueca de Peixe e Camarão


Faz um tempão que não consigo me organizar para escrever no blog... uma pena. Mas não pensem que deixei de cozinhar ou pensar sobre cozinha. Neste último final de semana tivemos feriadão aqui no Rio Grande do Sul (segunda, 20 de setembro, comemoramos a nossa Revolução Farroupilha). Tudo bem que o cardápio correto seria, mesmo, um churrasco.
Só que resolvi fazer outra coisa, pois já tinha assado uma carne no domingo. E como minha mãe estava me visitando, achei que seria a hora de fazer algo mais, digamos assim, interessante.
Consegui umas lindas postas de cação e não pensei duas vezes: produzi esta bela moqueca de peixe e camarão aí de cima.
Como eu faço? Simplinho... acomodo uma "cama" de rodelas de cebola no fundo da panela, sobre uma generosa quantidade de óleo de oliva e azeite de dendê. Depois, coloco sobre elas as postas de peixe, já devidamente temperadas com alho e sal. Por cima de tudo isso, pimentões vermelhos e amarelos, azeitonas e tomate em rodelas (aqui, uma pequena alteração do original: como minha mãe não come pimentões verdes, deixei eles de fora, desta vez). Por cima de tudo isso, o leite de coco e mais azeite de dendê. O ideal é que se faça em uma panela de ferro ou de barro, claro.
Tampa-se a panela por uns minutos e deixa fervendo em fogo baixo. Quando o peixe já está cozido, adiciono os camarões, para evitar que cozinhem demais e fiquem "borrachudos".
Voilà! Em alguns minutos, uma bela moqueca, pronta pra servir!! Ah! Quase me esqueço: a moqueca original leva coentro, mas nós gauchos não somos muito fãs dele. Então recomendo trocar por salsinha. Como minha mãe também não curte muito, deixei devidamente picadinho, na mesa, pra colocar no prato de cada um. Como tempero usei, ainda, um pouquinho de tomilho. E, claro, no meu prato, enchi de pimenta!

Ah! Tenho saído pouco para comer fora em Porto Alegre, pois o tempo anda curtíssimo. Mas como estou dando aulas em Bento Gonçalves (e durmo lá algumas noites), vou começar a postar umas incursões gastronômicas pelos belos e maravilhosos restaurantes da Serra Gaúcha!

Abração e nos vemos!
-AJ

PS: Muchas gracias, mais uma vez, ao meu querido amigo e colega de aventuras gastronômicas Adreson, pela linda foto!







2 comentários:

Euripesca disse...

Bá, meu, que delícia... Tô salivando que nem um louco aqui do outro lado do computador...

Gediel disse...

Não é à toa que o Adreson está ficando cada vez mais "robusto". Aposto que não teve coragem de fazer uma foto da panela depois de ter se servido!

Google