terça-feira, 18 de setembro de 2007

Alex Atala




Quarta-feira passada, dia 12/9, tive o privilégio de assistir a aula do chef Alex Atala, parte do evento "Mostra Nacional ZH de Gastronomia, Cozinha Nacional - Origens e Raízes". O ingresso para a concorrida aula foi comprado com bastante antecedência (graças a minha Greicy, que me deu esse presentão de formatura) - por sorte, pois foi esta a primeira aula a ter lotação esgotada.
Algumas pessoas (sempre existem aquelas chamadas "sem noção") realmente estavam lá pra pegar receitas. Como o próprio Alex disse, enquanto rasgava as folhas com receitas:
"receitas a gente pega até na internet, esse não é o objetivo dessa nossa conversa". Felizmente a imensa maioria dos ouvintes presentes tinha o mesmo intuito que este que vos escreve: tentar pescar algumas boas dicas desse fantástico cozinheiro que, não de graça, é um dos 50 melhores do mundo.
Durante a execução dos pratos propostos (Filé Curado com Agrião e Chocolate Amargo ao Sal Defumado, Dueto de Pirarucu e Carabineiro e Bolo de Fubá com Sorvete de Leite Queimado e Espuma de Café) foram praticamente 2 horas de boas histórias e macetes a cargo do proprietário do D.O.M.
Alex fala com muita propriedade dessa mistura, na qual ele é o grande precursor: a culinária tradicional francesa com ingredientes da tradicional e popular gastronomia brasileira. Vale a pena conferir o livro "Por Uma Gastronomia Brasileira" pra entender melhor esse conceito.

Nenhum comentário:

Google