quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Temperos e mais temperos (parte 1)



Atendendo ao pedido do meu colega e camarada Renato Rosso, resolvi escrever um pouco sobre temperos, em especial aqueles mais 'desconhecidos'. Comecei a escrever e me empolguei tanto que o texto e a quantidade de temperos ficou enorme. Assim, vou postando por partes, falando um pouquinho sobre cada um e suas possíveis aplicações. Ah, imporante dizer que não segui nenhum tipo de ordem, nem critério de classificação para dividir em mais de um post a lista de temperos.

Anis estrelado
De origem (provável) chinesa, não é muito popular no Brasil, talvez pelo alto custo e pelo fato de não ter produção nacional. Tem aroma adocicado, com traços de menta, erva doce, hortelã. Podemos ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolos, pães e biscoitos.

Cardamomo

De origem indiana, o cardamomo possui traços de gengibre e eucalipto. É uma especiaria de aroma e sabor marcantes, pode ser utilizado para aromatizar pães, carnes, doces, sorvetes, embutidos e licores.


Pimenta Jamaica

Tem traços de canela, cravo e pimenta. O ideal é que seja moída na hora. Vai bem em conservas, marinadas para frutos do mar, carnes de caça, doces, tortas e pudins.


Pimenta Rosa

Apesar do nome, não pertence à família das pimentas. É, na verdades a fruta da arueira. Combina tanto em preparações salgadas como doces. Usada no preparo de todos os tipos de carnes, também vai muito bem no preparo de doces e sobremesas.


Zimbro
As bagas secas de zimbro são utilizadas no preparo das carnes de caça, pois ajudam a eliminar o sabor forte. São usadas, ainda, no preparo de patês e de marinados, em conservas e em pratos feitos com batatas.


Açafrão

De origem asiática, o açafrão é muito usado na Europa, na Índia e em países árabes. Chamado de "ouro vermelho", tem um custo alto, o que acaba inviabilizando seu uso cotidiano. Acompanha muito bem os pratos feitos a base de arroz. É ele que dá o tradicional tom amarelado na Paella, por exemplo.


Páprica Picante

De sabor marcante, tem origem latino-americana (mais especificamente da região central e caribenha). É bastante freqüente nas culinárias húngara (fundamental no preparo do Goulash), espanhola, alemã e austríaca. Pode ser utilizada em peixes, carnes, canapés, sopas, batatas e ovos.


Colorau

Não é um tempero propriamente dito, pois é usado apenas para dar cor, não tendo sabor. No entanto, bastante popular em grande parte da tradicional gastronomia brasileira.

Em breve, a continuação... Abraço!

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente!
Agora é descobrir onde achar as iguarias e, claro, seguir as dicas!

Airton Jordani disse...

Renato! No Mercado Público tu encontras a maior parte deles. E por um preço ótimo! Abraço!

Google