segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Doce não é sobremesa



Outro ensinamento aprendido no curso de cozinheiro e que repasso pra vocês: doce não é sobremesa. Essa sentença, aparentemente radical, apareceu em uma aula teórica. Nosso professor afirmou, de forma categórica: "Pouquíssimos restaurantes em Porto Alegre têm boas sobremesas". Um(a) colega retrucou: "Ah, professor, não é bem assim... tem vários que oferecem boas sobremesas, sim!". "De que tipo?". Veio então aquela típica resposta de quem não pensa antes de falar: "Sagu, ambrosia, salada de frutas...". O mestre ficou vermelho, possesso, e emendou: "Doce não é sobremesa!". De fato. O que a maioria dos restaurantes - principalmente os que servem buffet livre - oferecem são doces, não sobremesa. Sobremesas são pratos elaborados, que levam em conta uma série de fatores e, na maioria das vezes, requerem ingredientes e preparos sofisticados. Não é a toa que, em bons restaurantes, elas estão no cardápio, junto dos demais pratos (entrada e prato principal) para uma escolha delicada e criteriosa.
Não tenho nada contra comer aquele docinho depois do almoço ou janta (como dizem os mais antigos, "pra tirar o salgado da boca"). Mas, por favor, clafoutis aux cerises ou crêpe suzette
diferem bastante de uma ambrosia ou um sagu feito 'a bangu'! Vamos valorizar o trabalho dos meus colegas da pâtisserie, e fazer a justa diferenciação! :)


4 comentários:

ROTTWEILERS disse...

"Sobremesas são pratos elaborados, que levam em conta uma série de fatores e, na maioria das vezes, requerem ingredientes e preparos sofisticados."

putz... então quer dizer que o chapéu do gumerça nem pensar em ser sobremesa?

Airton Jordani disse...

Pô, que que é isso... O chapéu do gumerça é uma sobremesa que leva em conta uma série de fatores e requer um preparo sofisticadíssimo! Ou tu vai me dizer que só fazer merengue italiano já não é sofisticado??!?
Eu confirmo... o "chapéu" é sim, sobremesa! E de primeira!
Aliás, vamos postar essa maravilha aqui?!?

ROTTWEILERS disse...

bah, Uruguaiana em peso vai virar assíduo no teu blog se tu postar o chapéu do gumercindo aqui!
mas então, vamos postar sim. até pq é mais um motivo pra outra janta!

Jener Gomes disse...

É bem interessante a afirmação do professor. É uma questão de distinção entre o que estamos acostumados e estes referenciais que nos dão a consciência.
Agora estou curioso por saborear SOBREMESAS mesmo! Mas será mais prudente eu não fazer isso, senão eu ficarei mais chato ainda para comer.

Eu tenho o hábito de comer um DOCE (tô aprendendo) depois das principais refeições, mas "tirar o salgado da boca" por vezes é o que eu não quero! ;-)

Google