sexta-feira, 23 de novembro de 2007

¡ Paella !



Existem diferentes versões para a origem do nome deste que é, certamente, o prato espanhol mais conhecido fora de seu país de origem. Algumas das fontes consultadas, como, por exemplo, o chef Ámer Ribeiro, no site “Suinocultura Industrial, diz o nome deriva da expressão em espanhol, “para ella” (para ela), pois seria um prato preparado a partir de sobras, feito pelos homens para suas mulheres. Outra explicação, também bastante difundida, atribui a origem do nome à panela onde ela é preparada.

Diferenças com relação à origem do nome à parte, é consenso de que este prato não tem uma receita única. Além da variação de ingredientes de região para região, estes também podem variar de acordo com o cozinheiro que prepara, os ingredientes disponíveis no momento, entre outras coisas.

A minha versão para a paella valenciana é bastante semelhante ao exemplo encontrado na Wikipedia. Na lista de ingredientes estão polvo, lula, bergigão, ostra, frango e camarão. Gosto de fazer a paella com arroz parboilizado. Ao contrário do risotto, o arroz da paella, quando 'empapado' não transmite uma boa impressão. Acredito que isso se deva aos frutos do mar e à cor amarelada. Uma boa dica é o cuidado com os ingredientes e o seu tempo de preparo: como alguns deles cozinham muito mais rápido que outros, eu aconselho a sempre pensar no prato como um todo, respeitando o tempo de preparo de cada ingrediente escolhido.

Geralmente eu selo, em azeite, o peito de frango (cortado em cubos) antes de qualquer coisa - já na paellera. Depois reservo e utilizo este mesmo azeite para fritar alho e cebola. Adiciono o arroz e o fundo de camarão (veja dica mais abaixo) e, a seguir, o frango. Só quando o arroz já estiver se encaminhando para ficar pronto é que adiciono os frutos do mar. Gosto muito de utilizar pimentões verdes e vermelhos, mas prefiro colocá-los bem próximo ao final, para que ainda guardem alguma crocância.

Agora a dica principal... o 'amarelinho' e o sabor do arroz. Gente boa, em verdade vos digo: o segredo todo é o preparo de um bom fundo para o arroz. Pros que não sabem do que estou falando, ao invés de cozinhar o arroz em água, utilize um líquido pré-preparado que chamamos de 'fundo de cozinha'.

Mas como se faz isso? Guarde as cabeças e cascas do camarão que vai ser utilizado na paella. Junte em uma panela grande com pedaços de cebola, cenoura, alho, enfim... outros legumes que estejam à disposição. Coloque água fria, um pouquinho de sal e ponha pra ferver. Adicione um bouquet garni (um amarrado de legumes e temperos frescos em forma de bouquet, usado para saborizar e aromatizar os preparos culinários - composto, basicamente, por alho poró, salsão e tomilho fresco). Ferva por uns 40 minutos, repondo a água gradualmente. Depois de pronto, espere esfriar e passe por um coador. A seguir, ferva este líquido com um pouco de açãfrão (não embarque na fria de usar arroz colorizado ou coisa do tipo, paella boa é com açafrão de verdade).

Pronto! Utilizando esse líquido para cozinhar o arroz, vai ser fácil perceber a diferença. O sabor do arroz não se dá com o cozimento junto dos frutos do mar. Eles levam tempo demais para deixar sabor no arroz e acabam ficando borrachudos se cozidos por muito tempo. É um bom fundo que torna o arroz da paella realmente saboroso!


6 comentários:

greicy.vedana disse...

Mas que saudade que meu deu da tua paella...cheguei a babar enquanto lia o post.
Qualquer hora dessas vais ter que fazer novamente, hehehehe
Te amo!
Parabéns pelo teu blog, meu bem...está cada dia mais interessante.
Beijos intermináveis

Airton Jordani disse...

Obrigado pela audiência, amada! :)
Em seguida rola uma paella pra nós... hehehe

ROTTWEILERS disse...

uepa!
eu acho que provei essa maravilha aí!
juerdes, tu sabe que eu não cozinho nada, mas apesar disso gosto da boa comida. e pra mim, por exemplo, ninguém faz nhoque como a minha mãe e ninguém faz paella igual a tua!
uma maravilha!

Airton Jordani disse...

Gracias, Miguelita! Estar no mesmo patamar da categoria "comida da mamãe" é uma honra. :) E sim! Esta paella da foto é aquela que fizemos pro teu aniversário! Beijoca!

Kleiton disse...

Pô, vovô, tu vai querer comer o meu fígado, mas eu comprei um "mix" congelado para fazer uma paella um dia desses, e até que não ficou ruim... heheeheheh

Mas vem cá... Onde dá pra comprar frutos do mar frescos? Mercado Público?

Abraços, e vou querer que tu me dê umas dicas de paella, vovô! heheheeh

Airton Jordani disse...

Queisso, meu garouto!! Como eu sempre digo... não é pq me tornei cozinheiro profissional que passei a comer "coq au vin" no café da manhã, todos os dias. Acho que esses kits são uma baita mão-na-roda pra quem quer se aproximar da cozinha sem ter tanto trabalho. Realmente, o resultado não é de todo ruim, mesmo. E dá bem menos trabalho! Os frutos do mar frescos tu encontra até no Zaffari, as vezes. Mas no Mercado Público é o canal.
Agora, uma dica te dou: usa o kit congelado, mas põe fora o saquinho de tempero. Faz o teu mesmo, e usa açafrão de verdade, vais ver a diferença... E se tiver saco, tenta fazer um fundo de cozinha pra cozinhar o arroz. :) Mas as dicas eu te dou sim, com certeza. Podemos marcar uma Paella aqui em casa e a gente faz juntos!
Grande abraço!

Google