sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Temperos e mais temperos (parte 3)



Coentro
Bastante utilizado na parte norte do país, aqui em nosso estado (Rio Grande do Sul) é pouquíssimo apreciado. Forte e picante, o coentro tem um gosto muito característico e, por não pertencer à nossa tradição culinária, não agrada ao paladar da maioria dos gaúchos. É, também, um tempero muito versátil, combinando com os mais variados preparos.

Pimenta Branca

A pimenta branca é a pimenta-do-reino, já madura e seca, descascada (também chamada de pimenta preta). Gosto muito de utilizá-la principalmente para temperar carnes e peixe, pois é mais suave - em aroma, sabor e ardência - do que sua "irmã" escura.


Tomilho

Sou suspeito para falar pois este é, de longe, meu tempero favorito. Pode ser utilizado seco ou fresco, dependendo da intenção do cozinheiro. Muito utilizado também na decoração de pratos (pois seus galhos com folhas são muito delicados e bonitos), a folha do tomilho se parece com a da sua prima manjerona, só que um pouco menor. Versátil e muito aromático, o tomilho tem traços de orégano e manjerona em seu sabor e pode ser utilizado em diversos preparos.


Cominho

Tem sua provável origem na Ásia. Seguidamente confundido com o tomilho (pela semelhança do nome, não pelo sabor), este tempero faz parte de muitos pratos da culinária árabe. Além disso, é muito utilizado, também, na culinária mexicana. Aqui no Brasil, compõem alguns pratos da gastronomia baiana.


Ervas de Provence

Combinação de ervas oriunda da região francesa de Provence, varia conforme a tradição/origem de quem faz. Pode conter segurelha, tomilho, manjerona, manjericão, sálvia e/ou alecrim (quase o refrão inteiro de "Scarborough Fair", hehehe). Vai bem em preparos crus ou cozidos - como saladas, legumes, aves e peixes - pode ser feito a partir das ervas secas (até mesmo para um sachê aromático) ou frescas (no caso de utilizá-lo como bouquet-garni no preparo de fundos de cozinha).

2 comentários:

Kleiton disse...

E aí vovô, o curso de cozinheiro profissional deu bons resultados, pelo jeito!

Vou começar a acompanhar por aqui as dicas do chef Jardim pra tentar fazer bonito na cozinha também =)

Grande abraço!

Airton Jordani disse...

Graaaande Kleitão!
E ai, garoto?? Correria da monografia então?? Po, ano que vem não tem desculpa, vais jogar no nosso time de rugby! Abraço!

Google