
Continuando a nossa pequena listinha de temperos e algumas dicas sobre eles...
Curry
Um composto de aproximadamente 35 ~ 45 temperos, de origem indiana. Provavelmente derivado da palavra "Kira”, que significa "molho" em Tâmil (lingua falada no sul da Índia). Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma, coentro em grãos, entre outros. É saboroso e picante, mas também muito forte e deve ser usado com muito cuidado. Tempera muito bem as carnes, peixes, aves, molhos, assados em geral e cozidos diversos.
Curry Verde
Variação tailandesa do curry. Tem como ingredientes principais cebola, alho, pimenta verde, erva-cidreira, limão, coentro, cominho, açafrão, açúcar mascavo, pasta de camarão, entre outros. Pode, assim como o Curry, ser comprada pronta, em casas especializadas. Base de muitos pratos da cozinha tailandesa, pode ser utilizado de forma semelhante ao Curry indiano.
Aneto (também conhecido como Endro)
Da família da erva doce, vai bem com alimentos doces e salgados. Além de utilizada em sopas, tortas, pães, peixes e aves, usa-se, ainda, as flores em conservas de pepino e couve flor. Aneto misturado ao molho de iogurte é uma ótima combinação para o tempero da salada de pepino.
Estragão
Tem sua origem na Rússia. Largamente difundido na culinária francesa, é a base do composto chamado de "ervas finas". É a base, ainda, do famoso molho "Béarnaise" (um dos mais trabalhosos de se fazer que conheço). Deve ser usado com cuidado, pois em excesso pode monopolizar o sabor de um prato.
Cúrcuma
É o chamado açafrão da terra. Originário da Índia, pertence à família do gengibre, com folhas largas e flores amarelas. Na culinária, utiliza-se a raiz moída depois de bem seca. É parte constituinte do curry e um excelente corante natural. Como o açafrão, pode ser utilizado para dar cor e sabor ao arroz. Mas cuidado, pois se utilizado em excesso, pode tornar o prato amargo.
3 comentários:
Sucesso!
Já estou me profissionalizando!! ;-)
gostei das dicas.
Valeu!
Renato! Ainda bem que gostou das dicas... Vou publicar mais uns 2 posts sobre temperos, pq a lista é grande! Abraço!
O comentário do estragão foi ótimo! Eu fiz a m... de monopolizar o sabor de um feijão com estragão, porque foi o primeiro tempero que comprei em Paris. Tinha que ver a careta da minha filha!
Postar um comentário