quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Final de ano, muita comida e pouca postagem... Mas teve o Escondidinho!




Pois é... Final de ano tá ai, todo mundo na correria... Festas de fim-de-ano, férias se aproximando... E pra gente aqui do site, não é diferente. Infelizmente não tive tempo de postar nada mais pra vocês. Mas pensei muito no site. Principalmente porque pensei em uma receita minha para o tradicional 'Escondidinho'.
Pros que não conhecem, Escondidinho é um típico petisco de boteco, feito à base de purê de mandioca (pra alguns aipim, macaxeira e vai por aí...) e queijo, tradicionalmente recheado com carne seca.
Sou fã desse petisco, até mesmo porque acompanha a cerveja que é uma beleza!
Bom, enquanto pensava na ceia de natal que estava produzindo pra família, me deparei com um pacote de mandioca na geladeira... pensei, pensei, pensei e resolvi arriscar... vou fazer minha versão do Escondidinho. Fiz um purê de mandioca sem muita manteiga ou leite. Sem temperos, apenas com um pouco de sal.
Para o recheio, um pedaço de charque dessalgado e lingüiça. Refoguei um pouco de alho e cebola na manteiga, acrescentando, a seguir, o charque e a linguiça, cortados em pequenos cubinhos. Adicionei, ainda, um pouco de tomate e polpa de tomate para dar cor ao refogado, colocando um pouco de farinha de trigo, para engrossar. Depois disso um pouco dos meus tradicionais temperos (olha o tomilho e a pimenta branca ai, gente!).
Forrei o fundo de um refratário com uma camada do purê. Cobri com o recheio (sendo bem generoso na quantidade, claro. Uma camada de queijo parmesão ralado e requeijão. Mais uma camada de purê, mais uma camada de requeijão e cobertura de queijo parmesão ralado. Uns minutos no forno e voilà!
Resolvi escrever sobre ele porque foi o único dos pratos sobre a mesa que não deixou restos mortais. :)
Recomendo que vocês tentem sua própria receita de 'Escondidinho', pois se presta muito bem como acompanhamento, ou feito em pequenas porções individuais, para acompanhar uma boa cerveja, naquele happy hour com os amigos!
Abraços, feliz ano novo a todos e até ano que vem, quando a gente volta com mais novidades!!

2 comentários:

Márcia Falcão disse...

Bahh...parece que meu ' sócio'( nos chamamos assim...kkk) aderiu aos petiscos de boteco!!Maravilha...de fato, estes escondidinhos são perfeitos p acompanhar uma boa ceva com amigos!!!hehehe...captaste a idéia do ' happy hour' meu querido amigo...essa vou testar com certeza!!feliz ano novo p vcs e bjkss!!

Airton Jordani disse...

Fora a discordância na marca da cerveja, a gente fecha em muitas coisas, sócia... hehehehe :) Comida de boteco bem feita, é tudo de bom! Beijo!!

Google