quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Comida árabe no Damask



Ontem (02/01) fomos (eu e minha amada Greicy), na companhia da nossa inseparável amiga Cíntia, conhecer o Damask, lancheria típica árabe (Rua Sofia Veloso, 61 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS). Não cheguei a visitá-lo quando ainda estava na Riachuelo, no centro da cidade, mas a quem diga que as instalações melhoraram bastante. O ambiente é muito simpático e acolhedor. Num dia quente como ontem, o ar-condicionado estava dando conta do recado, o que é um bom começo.
Com uma aparência atraentemente 'caseira', o
Damask é agradável em todos os pequenos detalhes. Um bom exemplo para ilustrar o que estou dizendo: a capa dos pequenos cardápios (pequenos no tamanho, não na variedade) é feita de pedaços de madeira pintados à mão. As paredes têm palavras escritas em árabe, com tinta dourada e o teto tem tecidos pendurados que simulam uma tenda árabe. Parte da decoração, inclusive, é um lindo quadro do meu amigo libanês favorito, o artista Ali Khodr.
A casa é mantida pelo casal Zuhair e Luciana Qumsieh. Ele comanda a cozinha; ela, o atendimento. Ainda que tenhamos esperado um pouco (o lugar é pequeno, mas estava praticamente lotado), o atendimento é bastante atencioso. Pedimos, os três, o mesmo prato (sugestão da Cíntia, praticamente uma
habitue da casa): o prato mix (R$ 13,90 por pessoa). As meninas pediram uma Patricia litro (R$ 8,00) e eu, uma água sem gás (R$ 2,50).
Depois de alguns poucos minutos de espera (para um serviço a la carte, um tempo bem reduzido, eu diria), os pratos foram servidos, acompanhados de pães árabes e condimentos.
Confesso que me causou certa estranheza a ausência de azeite na mesa (prática normal em todos os outros estabelecimentos que oferecem comida árabe na cidade). Mas, ao solicitar o azeite, fui prontamente atendido.
O prato trazia uma generosa porção de shawerma (conhecido aqui como 'churrasco grego'), falafel (tradicionais bolinhos fritos), babaganush (pasta feita a base de beringela) e hommos (pasta de grão de bico e gergelim), sem falar num ótimo tabule (típica salada árabe, feita a base de tempero verde, tomates e trigo).
O que chama a atenção não é o preço (que não pode ser considerado barato, mas está longe de ser caro), nem tampouco a quantidade de comida muito bem dosada no prato, mas sim o tempero de Zuhair. Ao contrário da maioria dos outros lugares que oferecem comida árabe em Porto Alegre, o
Damask parece não ter receio de apresentar seu tempero para os clientes. A comida tem traços fortes e marcantes, mas extremamente bem aplicados.
Recomendo o
Damask principalmente para aqueles que não se encorajam a encarar uma rodada completa em restaurantes como o Baalbek ou Al Nur (este último, na minha modesta opinião, o melhor da cidade), mas tem curiosidade de conhecer a culinária árabe. Recomendo, também, para os fãs da comida árabe, pois estes, assim como eu, terão uma grata surpresa ao visitarem o Damask.

Damask (terça a domingo, das 19h a 0h)
Rua Sofia Veloso, 61 - Cidade Baixa
Porto Alegre - RS
(51) 3026-0490
lumuratorio@hotmail.com

4 comentários:

Unknown disse...

meu caro amigo: descrição perfeita, pois nao vejo a hora de conhecer e experimentar essa (para mim) novidade! abraço e sucesso sempre neste bilógui!!!

Kleiton disse...

Boa dica, vovô! Nunca tinha ouvido falar, mas vou dar um conferes qualquer dia desses. Dica de chef... não dá pra desperdiçar!!! heheheeh

Grande abraço!

Airton Jordani disse...

Amigo Marshal... é sempre uma satisfação receber a tua visita no blog, ainda mais com um comentário neste post, pois sei o quanto gostas e conhece a comida árabe. Obrigado e um grande abraço!

Kleiton, meu garouto!! Pode dar esse conferes, pq vale a pena! Valeu pela visita!! Abração!

Unknown disse...

pois entao...
nao é q era facil mesmo??
ahaha

adorei tudinho q ta no blog

mas nunca fui em restaurante arabe :(
pois é pois é


agora poderia por a receitinha da salada??
ahahha
vou aguardar!!!!!

bjooossss

Google